Conheça cinco produtos inusitados do mercado de luxo
31/08/2017
O valor de um produto de luxo está relacionado ao benefício proporcionado e não somente à funcionalidade

Em um mercado cada vez mais acirrado pela conquista de consumidores, os produtos poucos se distinguem uns dos outros, o que faz com que as organizações se preocupem ainda mais com a imagem da marca.De acordo com a especialista no mercado de luxo, Carolina Boari, os artigos ofertados se estabelecem em setores funcionais, cabendo à marca explorar o aspecto simbólico. No mercado de luxo a marca é essencial para o sucesso do negócio. “Todo produto de luxo deve possuir uma história e um passado. Dessa forma, as marcas representam a garantia de qualidade de cada produto ofertado”,declara a especialista.

Segundo Carolina, o conceito de luxo é instável, ou seja, é fortemente influenciado pelo período histórico em que está contextualizado, sendo que na contemporaneidade, a marca é a grande responsável pela garantia e reconhecimento de um produto de luxo. “O sucesso de uma organização depende do estilo de vida que a marca representa, sendo assim, deve carregar características que a identifiquem nos produtos comercializados”, afirma a consultora.

O conceito de luxo transformou-se ao longo do tempo. Porém, algumas características mantiveram inerentes à sua definição como, por exemplo: a seletividade, exclusividade, autenticidade, singularidade e o valor de culto. A produção artesanal também configura um atributo indispensável aos produtos de luxo. “Adquirir um produto de luxo vai além de utilidade, e está ligado à emoção que o consumo proporciona justamente nas experiências”, expõe a especialista. A consultora Carolina Boari lista cinco exemplos de produtos de luxo que podem ser classificados como inusitados neste segmento.

1 - Patins de salto alto da Yves Saint Laurent: lançado na coleção outono/inverno, 2017/2018, o produto denominado Anja 100 Patch Pop Pump Rollerestá disponível para venda na loja londrina da marca pelo valor de, aproximadamente, R$ 8.000,00.

2 – Guarda-chuva Lacet de Corset: oproduto é resultado do co-branding entre Guy De Jean, renomada marca de guarda-chuvas francesa e o estilista Jean Paul Gaultier. “O produto incorpora as características do frasco de perfume do designer. O preço é de, aproximadamente R$ 600,00”, conta a consultora.

3 - Bolsa barco Thom Browne: o designer americano que já vestiu o ex-presidente dos Estados Unidos (Obama e família) criou o designer da bolsa barco que chega a custar R$ 16.000,00.

4 - Clip para prender dinheiro Prada: a marca italiana que iniciou as atividades com a confecção de malas e artigos para viagem tornou-se uma marca, sob a influência de Miuccia Prada, inovadora, ousada, criadora de estilos e conceitos, o clip banhado a prata custa, aproximadamente R$ 660,00.

5 - Armário Maracatu Louis Vuitton: como forma de prestigiar a cultura brasileira, a marca Louis Vuitton firmou parceria com os irmãos Campana, que são reconhecidos internacionalmente por trabalhos de arte e design. Juntamente com oito profissionais da área produziram uma coleção denominada de Objets Nomades, composta por móveis transportáveis, ligados ao DNA da marca, referente à arte de viajar.

Curiosidades do Maracatu

A coleção apresenta luminárias, bancos, balcões de viagens e redes. A criação dos brasileiros constitui-se de um armário em forma de casulo, com três prateleiras para ficar suspenso, no valor de €$ 35.000 (trinta e cinco mil euros), batizado de Maracatu. Carolina revela que esse armário é uma referência à dança folclórica original do Estado de Pernambuco.

Mais sobre Carolina Boari

Pesquisadora do mercado de luxo. Trabalha na divulgação de tendências nacionais e internacionais da área. Com larga experiência internacional, Carolina traz informações sobre o mercado do luxo para quem deseja estar por dentro das novidades e inovações e possui conhecimento em comunicação do mercado de luxo e o consumidor, com ênfase em teoria semiótica para análise de campanhas publicitárias, lojas, produtos, ações de marketing especificas desse setor.

Fanpage: https://www.facebook.com/gestaodoluxo/

5 itens