Celebrando o Glamour no Futebol Americano

Um olhar sobre o Troféu Vince Lombardi da Tiffany & Co.


Enquanto os entusiastas de joias em todos os lugares do mundo sonham em desembrulhar a famosa Blue Box da Tiffany & Co., os competidores da NFL esperam um dia colocar as mãos em outra criação icônica da Tiffany: o Troféu Vince Lombardi. Surpreso? Bem, o joalheiro de luxo está no negócio de criar este emblema de conquistas atléticas - assim como quase todos os troféus de campeonatos esportivos importantes - por mais de um século e meio.


Concedido anualmente à equipe vencedora do Super Bowl, o Troféu Vince Lombardi é indiscutivelmente um dos símbolos de excelência esportiva mais reconhecidos do mundo.


Na oficina de utensílios ocos da Tiffany em Cumberland - Rhode Island, ouvires qualificados e fiandeiros de metal, moldam e esculpem meticulosamente o troféu de prata esterlina em uma bola de futebol requintada em tamanho real que fica no topo de uma escultura expandida de três lados. Desenhos delicados e detalhes intrincados também são cuidadosamente inseridos no metal precioso, criando um toque elegante que reproduz maravilhosamente a bola em tamanho regulamentar.


Confira algumas curiosidades por trás do glamuroso troféu:


Com 56 cm de altura e cerca de 3kg o troféu é inteiramente confeccionado em prata esterlina;


São necessários aproximadamente 4 meses para criar e processar o troféu Vince Lombardi;


É preciso uma temperatura de mais de 530 graus celsius para derreter a prata e iniciar o processo de molde;

Quatro técnicas de ourivesaria são usadas na criação do troféu: Solda manual, fiação, perseguição e polimento do metal;


Oscar Ridener, um ex-vice-presidente da Tiffany & Co., esboçou uma versão inicial do prêmio em um guardanapo durante uma reunião com a NFL em 1966;


1967 foi o ano em que o primeiro troféu Vince Lombardi foi entregue;


O troféu foi batizado Vince Lombardi em 1970, em homenagem ao técnico do Green Bay Packers;


O Super Bowl conta com 55 troféus premiados até o momento;


Em 2020, mais de 102 milhões de pessoas assistiram ao Super Bowl LV.



@TIFFANYANDCO

0 comentário