Verão: Cuidados com os pets em dias quentes

Médicas veterinárias da DogHero e Petlove explicam como o

calor interfere no bem-estar de cães e gatos

(foto: divulgação/DogHero)


Essa é uma ótima época para aproveitar o sol, o calor e se refrescar em piscinas e praias. Porém, assim como nós, os pets sofrem muito no verão e podem até mesmo passar mal. Para que eles também possam aproveitar os dias mais quentes, o tutor precisa estar atento aos cuidados especiais que a estação mais calorosa do ano exige.

Cães muito peludos e de regiões onde o inverno é bem rigoroso como o Husky siberiano, o São Bernardo, o Bernese e Chow Chow, tendem a sentir mais calor que os cães de pelagem curta como o Vira-lata (SRD), o Pinscher e o Dachshund. Raças de pets braquicefálicos (com focinho achatado) têm maior dificuldade de respirar e com isso também precisam de cuidados especiais em dias mais quentes, como Pug, Bulldog, o Boxer, Shih Tzu, entre outras.

(Luksus Jardim, Embaixador Pet Luxus Magazine)


A médica veterinária Thaís Matos, da DogHero, maior empresa de serviços para pets da América Latina, explica que os cães não transpiram como os seres humanos, mas controlam a troca de calor do corpo e mantêm a temperatura ideal por meio da respiração. "Por isso, o ato de respirar rápido com a língua para fora indica não só que cãozinho brincou muito ou está cansado, mas também que ele pode estar com calor. Passar muito tempo ofegante com a linguinha para fora é o primeiro sinal de que o calor pode estar incomodando".

Outros sinais de que o pet está com calor são: deitar-se em locais com piso frio com as patas traseiras esticadas, beber muita água, ficar mais quieto que o habitual e procurar sempre por locais cobertos ou com sombra. Thaís menciona ainda que pais e mães de pets precisam estar atentos aos passeios e fazer uso do protetor solar. "Cãezinhos com pelagem branca ou que têm pouco pelo na ponta das orelhas, no focinho, no rabo e nas patas precisam de protetor solar antes de serem expostos ao sol. Há protetores específicos para uso em animais, consulte sempre a recomendação do médico veterinário do seu pet".

"Os dias quentes estão cada vez mais intensos com o passar dos anos e isso reflete também na vida dos nossos pets. Assim como nós, é evidente que eles sentem o aumento da temperatura e alguns sofrem muito com isso, por isso, alguns produtos são essenciais para refrescar seu pet no calor", declara Jade Petronilho, médica veterinária e coordenadora de conteúdo da Petlove.

O calor é muito prejudicial para os pets, pode causar hipertermia com consequências irreparáveis, como o óbito. "Como cães possuem pelagem e não possuem glândulas de suor, a sensação de calor é maior, por este motivo eles respiram pela boca, fazendo com que o ar frio entre e resfrie seu corpo, quanto mais ofegantes, mais calor estão sentindo", explica Jade.

O cuidado com as patas nos dias de calor também é essencial. "Reveja o horário de saída para passeios com seu cachorro, pois o chão pode estar muito quente e acabar queimando as patinhas do seu pet", completa a coordenadora de conteúdo. Para finalizar, a profissional alerta a atenção redobrada para cães braquicefálicos, como é o caso dos Pugs e Bulldogs, que costumam ter problemas respiratórios agravados durante o verão.

Pensando na saúde e bem-estar dos animais de estimação, as especialistas da DogHero e Petlove separaram algumas dicas, para que tutores e pets possam curtir juntos a estação mais esperada do ano. Confira!

Tapete gelado para os cães e gatos

Esse item já virou sucesso entre pets e seus tutores. O tapete gelado possui uma tecnologia diferenciada que ativa o "modo gelado" com o peso do corpo do pet. Não precisa de água, refrigeração ou eletricidade para ser ativado. São fáceis de guardar ou mesmo levar para uma viagem, pois são portáteis e dobráveis. O produto possui diferentes tamanhos e cores e pode ser encontrado em lojas especializadas para pets.

Fontes e bebedouros para refrescar os gatos

Quem tem um ou mais gatinhos em casa, sabe que mantê-los hidratados nem sempre é uma tarefa fácil e a ingestão de água é peça chave para manter o equilíbrio térmico dos pets. Por isso, tenha sempre vários locais com água disponível para eles. Uma opção que pode ajudar os pais e mães de pets nessa tarefa são os bebedouros e fontes automáticas, que mantêm a água fresca e estão sempre à disposição do bichano. O tutor pode optar por um modelo mais lúdico ou os mais comuns. Elas possuem design moderno e várias opções de cores, além de contarem com reservatórios com diferentes capacidades. São econômicas e vão garantir uma hidratação mais divertida para os gatos.

Brinquedos gelados para o pet se divertir

Para serem colocados na geladeira ou freezer, os brinquedos gelados são muito legais para cães que gostam de brincar bastante. O tutor pode escolher entre as diferentes opções de brinquedos. Não agride a saúde do pet. Auxilia na hidratação e no refrescar. Reduz a ansiedade, estresse e o calor. Ideal para brincadeiras entre o tutor e seu pet. É importante lembrar que nenhum brinquedo é 100% indestrutível e a brincadeira precisa ser monitorada. Brinquedos são recursos mais simples, baratos e práticos para proporcionar bem-estar físico e mental aos animais. Os brinquedos são instrumentos importantes no controle da ansiedade e instintos do seu peludinho. Destruir os brinquedos faz parte de um comportamento saudável, desde que seja supervisionado para que não engula nenhum pedaço e se machuque. É importante sempre verificar se o brinquedo escolhido está de acordo com o porte do seu pet e resistente o suficiente para ele.

Faça cubos de gelo para divertir e refrescar o pet

Vale mimar o pet com cubos de gelo em dias muito quentes, eles adoram e se divertem bastante enquanto se refrescam. O tutor pode preparar o cubo em forminhas de gelo comuns (com água potável) e oferecer ao pet. É uma diversão refrescante e econômica. Lembrando sempre de vigiar de perto a brincadeira e tomar cuidado com pets filhotes.

Bebedouros que deixam a água gelada

A água dos pets, quando exposta por muito tempo, fica quente, seguindo a temperatura ambiente. Por isso, existem no mercado alguns potes de água que a deixam sempre fresquinha. O produto vai ajudar a manter a água fresca e pronta para o rápido consumo. O bebedouro possui bolinhas internas em gel PSA que ao serem congeladas (no freezer) vão manter a temperatura da água baixa. Com isso a água do pet permanece fresca por muito mais tempo.

Sobre a DogHero - a DogHero é a maior empresa de serviços para animais de estimação da América Latina. Pelo seu app e site, conecta quem tem pet a uma comunidade de heróis - formada por anfitriões, pet sitters, passeadores e veterinários -, que ajudam na rotina de cuidado com a saúde e bem-estar dos pets. Atualmente, a comunidade de heróis conta com mais de 30 mil cuidadores, que passam por um extenso e rigoroso cadastro e recebem orientação adequada, disponíveis em cerca de 750 cidades no Brasil. Listada pela Tracxn entre os 22 "minicórnios" em ascensão para o ano de 2021, a DogHero foi fundada em 2014 pelos empreendedores brasileiros Eduardo Baer e Fernando Gadotti. Em outubro de 2020, o marketplace de serviços se uniu à Petlove, Vetsmart e Vetus, construindo assim o maior ecossistema pet do país - a Petlove&Co -, com o propósito único de facilitar a rotina de quem tem pet.

Sobre a Petlove - Na Petlove, você encontra tudo o que seu pet precisa, quando ele precisa, a preços acessíveis. São mais de 15 mil itens no site e app, com tudo o que o consumidor precisa na palma da mão: ração, medicamentos, acessórios, roupinhas, brinquedos, entre outras. A Petlove possui ainda um serviço de assinatura de produtos pet que, entre outras comodidades e facilidades, oferece 10% de desconto em todos os produtos, atendimento online com veterinários e entregas para todo o país.

0 comentário